fbpx

Breve discussão sobre BIM

Sendo atualmente o mais promissor desenvolvimento da Indústria relacionada à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), o BIM se apresenta através de um modelo virtual preciso da edificação, construído de forma digital. Quando completo, o modelo gerado computacionalmente contém a geometria exata e os dados relevantes necessários à construção, fabricação e fornecimento de insumos.

A modernização e o aumento da competitividade com ganhos de produtividade são primordiais para a Indústria da Construção Civil no Brasil.Inovações como a Modelagem da Informação da Construção são vetores essenciais para a mudança e quebra de paradigmas em um setor intensivo em mão de obra com forte impacto social. Principais vantagens do BIM:

  • Maior precisão de projetos
  • Possibilidade de simulação de etapas
  • Identificação e eliminação de conflitos
  • Simulação de desempenho
  • Gestão eficiente do ciclo de vida
  • Diminuição de prazos e custos
  • Maior consistência de dados

Qual é a diferença entre o CAD e o BIM?

A principal diferença é que em um projeto baseado nos métodos tradicionais de desenho (CAD), seja em 2D ou 3D, o produto é uma representação gráfica de desenhos e informações da proposta projetada para direcionar as próximas fases de um empreendimento, através da coordenação das partes e profissionais envolvidos em cada etapa, de forma consecutiva e assíncrona.

Já no processo de um projeto realizado na tecnologia BIM, o produto é uma reprodução virtual dos objetos reais, através de modelos contendo parâmetros e informações que vão além da representação geométrica. Compreende dados, tais como referências normativas, manuais de operação e manutenção, data e custo de aquisição de equipamentos, homens-horas necessários.

Por ser uma reprodução virtual de um objeto real, o modelo BIM possui todos os parâmetros necessários para simulações e análises relativas a todas as etapas do processo, o que permite prever e antecipar possíveis erros ou falhas antes que aconteçam.

As principais características de um modelo:

  • Digital
  • Espacial (3D)
  • Mensurável (quantificável, dimensionável, consultável)
  • Abrangente (incorporar e comunicar a intenção do projeto, o desempenhoda construção, a construtibilidade e incluir aspectos sequenciais e financeiros de meios e métodos)
  • Acessível (a toda a equipe do empreendimento)
  • Durável (utilização ao longo de todas as fases da vida de uma edificação)

BIM no Brasil

A disseminação do BIM deve se constituir como uma estratégia de governo para alavancar a industrialização do setor da construção e, com isso, obter resultados significativos em termos de produtividade, sustentabilidade, controle, transparência e otimização da alocação de investimentos públicos em obras.

O mercado da construção em alguns setores ainda é refém de processos no modelo tradicional, passíveis de falha e má aplicação doe recursos. Contudo, o projeto em tecnologia BIM já é exigido em algumas licitações públicas no País, a exemplo de outros países mais desenvolvidos. Assim, é urgente a capacitação de profissionais e contratantes para trabalhar com esse novo conjunto de tecnologias de projeto e processos de gestão vinculados.

Tanto para empresas privadas quanto para estatais, a mudança para o BIM exige uma reestruturação da cultura da organização. Isso requer atenção e preparo, pois exige investimentos em pessoal, infraestrutura e documentação de referência, inclusive para o contratante.

Por isso é de grande importância que organizações da Indústria da Construção alinhem o conhecimento sobre a tecnologia através de manuais e seminários para promover discussões sobre o impacto do BIM no cenário nacional. Iniciativas como a Coletânea BIM da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) merecem destaque e uma leitura detalhada.

Fontes